9 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DA PROVA DO ENEM

13:27

O Enem corresponde ao Exame Nacional do Ensino Médio e diversos jovens e adultos participam da avaliação anualmente. Através do Enem, os estudantes conseguem bolsas de estudo em instituições públicas e privadas de todo país. Você está planejando realizar o exame em breve? Descubra 9 coisas que você precisa saber antes da prova do Enem no texto a seguir:


O exame Nacional do Ensino Médio é um tipo de avaliação que exige muita preparação por parte de seus participantes. Vai realizar a prova do Enem 2019? Então você precisa ficar atento as informações abaixo e estar por dentro de tudo! Confira:

Taxa de inscrição

A primeira coisa que você deve saber sobre o Exame Nacional do Ensino Médio é que para se inscrever a fim de participar da avaliação, você deve pagar uma taxa referente a inscrição. A taxa varia de ano para ano, mas na sua última versão custava R$ 82.

Isenção de inscrição

Como você já sabe, existe uma taxa para participar do Enem, mas em algumas situações os alunos podem ficar livres do pagamento. É importante conferir a isenção ENEM e se certificar se você está isento do pagamento e qual o processo necessário para garantir a isenção.

Fiscais de prova

Durante o exame você será observado por fiscais de prova. Você pode tirar dúvidas que não sejam sobre o exame com este profissional, basta levantar a mão e ele irá até você no momento de prova. Eles também serão responsáveis por garantir que as regras do exame sejam cumpridas.

Para quem já participou do exame, ainda é possível atuar nele como fiscal. Confira como ser fiscal do Enem e se candidate!

Grau de dificuldade das questões

As questões do exame estarão misturadas com diferente graus de dificuldades. O sistema de correção supõe que o estudante acerte primeiro as fáceis e depois as mais difíceis. Desta forma, se o aluno acertar as mais difíceis e errar as mais fáceis, a sua pontuação irá diminuir, pois o sistema irá considerar que foi um palpite do participante, e não conhecimento.

Dias de avaliação


O processo de avaliação do Enem mudou e agora ele é efetuado por dois domingos consecutivos. Geralmente, ele ocorre nos dias 4 e 11 de Novembro. Para quem vai realizar a próxima versão, vale a pena conferir a data do enem 2019.

Ponto de corte

Para garantir o seu ingresso na universidade, você deve saber que sua pontuação no Enem deve superar o ponto de corte do curso escolhido. O ponto de corte varia de instituição para instituição e sofre influência do próprio curso.

Tempo de prova

A prova do Enem tem cinco horas e meia de realização para cada dia em questão.

Peso das áreas

Cada área de conhecimento irá ter um peso de avaliação diferente, vindo a depender do seu curso escolhido. Confira o peso para o seu curso!

Tema da redação

O tema da redação só é revelado no dia da prova, portanto, você deve estar ciente dos assuntos mais comentados na atualidade e saber um pouco de tudo.

You Might Also Like

0 comentários