5 Erros para não cometer no primeiro dia de trabalho

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O primeiro dia de trabalho pode assustar muita gente, principalmente se esse for o seu primeiro emprego. Se você está preste a iniciar uma nova jornada em sua carreira profissional é bom estar atento para não cometer erros no primeiro dia de trabalho.

Para começar no novo emprego com o pé direito e passar uma boa impressão é preciso muita cautela. Existem aspetos que se evitados no novo emprego garantem boas experiências profissionais. Veja quais.


Chegar atrasado

O primeiro e talvez um dos mais importantes aspectos é a pontualidade. É óbvio que você deve chegar todos os dias no horário combinado, mas ser pontual no primeiro dia é fundamental. Atrasos dão uma má impressão logo no início do trabalho e o perfil que você constrói é essencial para criar oportunidades.

Não ser simpático

É comum que no primeiro dia de trabalho você seja apresentado a muitas pessoas e há quem diga que a primeira impressão é a que fica. O ideal é que se apresente e cumprimente todos, pois é importante se mostrar cordial aos novos colegas.

Vale lembrar que para trabalhar em equipe é preciso ter respeito e cumplicidade por todos. Mas não é necessário se expor demasiadamente. Outras pessoas podem não ter uma boa impressão caso você tenha conversas muito pessoais logo no primeiro dia.

Vestimenta

Vestir-se inapropriadamente é um erro clássico que deve ser evitado antes mesmo do primeiro dia. Procure saber qual o dress code da empresa antes de iniciar no novo emprego.

Se não te indicaram qual tipo de vestimenta deve ser usada na empresa, a dica é prestar atenção nas roupas que os colegas estão usando desde o dia da entrevista.

Não prestar atenção

Geralmente, o primeiro dia de trabalho consiste em conhecer o ambiente, os colegas e suas funções dentro da empresa. Escute e pergunte sempre o que for necessário, afinal este é o momento de tirar todas as dúvidas para executar bem suas tarefas.


Quando você for orientado sobre suas funções e responsabilidades, anote tudo, se possível. Separar um caderninho ou uma agenda para fazer anotações facilita na hora de desenvolver um cronograma com tudo que é necessário: desde a previsão de prazo para execução de cada item até o nome dos colegas com quem irá trabalhar.

Se tiver dúvidas pergunte. Não se intimide ou tenha receio de perguntar, afinal, perguntando consegue- se evitar erros. 

Dizer que sabe fazer algo que não sabe

É comum que seus colegas te ensinem a cumprir diversas tarefas exigidas pela empresa, mas nunca afirme que sabe desempenhar algum serviço se você realmente não sabe.

Ninguém espera que você saiba tudo sobre suas funções logo no primeiro dia, por isso, se você não entendeu ou não sabe muito bem o que lhe foi pedido, não hesite em perguntar.

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