Quais os principais serviços prestado pelo DETRAN?

11:43

O Departamento de Trânsito (Detran) é um órgão nacional responsável por regular os serviços relacionados à permissão de dirigir. A lista de serviços prestados nas unidades de atendimento é longa e cobre todas as áreas de necessidade dos motoristas. Saiba mais!

Serviços prestados no Detran sobre documentação

Os interessados a ser motorista de carro, moto ou outro veículo precisam dar o primeiro passo junto ao órgão de trânsito responsável. Todas as unidades do Detran iniciam o processo de habilitação pagando a taxa para moto ou carro ou classificando caso não tenha o documento. As próximas fases são marcar exames e pagar as taxas e se dirigir até uma auto escola para cumprir a carga de aulas teóricas e práticas. 



Além da habilitação os documentos do veículo são solicitados no Detran também. A regularização no órgão de trânsito é obrigatória tanto para um modelo 0 km como um usado. No caso do veículo usado, é necessário que o proprietário se dirija até uma unidade de atendimento para solicitar o DUT - Documento Único de Transferência. Sem a mudança as multas são de encargo do proprietário anterior.  Ainda sobre documentação, nos postos de atendimento do Detran é possível:
  • Solicitar e retirar segunda via de habilitação em caso de perda ou roubo;
  • Renovação da habilitação;
  • Acréscimo de categoria na habilitação;
  • Marcação de exames médicos para primeira CNH ou renovação;
  • Segunda via de documento do veículo;
  • Agendamento de vistoria obrigatória;
  • Marcação de exame prático para tirar CNH ou classificar.

Regular impostos e multas é no Detran também

Ser motorista no Brasil significa também ter alguns compromissos fixos. Um deles é o pagamento do imposto anual para regularizar o veículo, conhecido como IPVA. A sigla quer dizer Impostos Sobre Propriedade Veicular e é de pagamento anual, junto com o seguro DPVAT. 

Todos os brasileiros proprietários de veículos devem pagar o imposto. Tanto o IPVA MG 2018, como o IPVA SP 2018 e dos demais estados oferecem pagamento com boleto eletrônico e documento do veículo na versão 2018 entregue em casa. 

Assim como também no IPVA RJ todos os estados possuem até o mês de março para quitar ao menos a primeira parcela ou veículo será considerado irregular. Pode ser apreendido, documento suspenso e só liberado quando o imposto for pago.

Pagamento de multas de trânsito é com o Detran também

Na verdade o posto de atendimento do Detran não recebe nenhum pagamento em dinheiro. Ele gera as guias os boletos são pagáveis em qualquer banco até a data do vencimento. Após o pagamento o sistema identifica automaticamente e já gera a baixa do documento ou serviço prestado.  Com as multas o processo é semelhante.


Cada guarda de trânsito, semáforo eletrônico ou sistema instalado em sinais emite a multa e envia para o departamento de trânsito. A partir de então a multa vai para o sistema e é só consultar pelo CPF ou número da habilitação. 

 Nos postos de atendimento é possível tirar uma segunda via ou mudança de pontuação de carteira caso a multa tenha sido realizada por outro condutor. Também é possível abrir processo caso haja erro na multa e aguardar a tramitação para dar baixa no sistema. 

You Might Also Like

0 comentários