Por Quanto Tempo o PIS Fica Disponível para Saque?

08:54

O benefício do PIS é um dos valores que o trabalhador possui a receber em seu momento de aposentadoria. O saque é realizado em uma das agências bancárias da Caixa Econômica Federal. Mas por quanto tempo pode ser feito o saque do PIS? Qual o prazo máximo? Saiba tudo a seguir.

Como funciona o pagamento do PIS?

O PIS, sigla para Programa de Integração Social, é um benefício pago pelo empregador ao trabalhador. É amparado pelas leis trabalhistas e obrigação de todo o contratante. O pagamento é mensal e sem descontos no salário do contratado.

O benefício é uma ajuda extra financeira para o trabalhador por tantos anos de dedicação ao mercado de trabalho brasileiro. O valor é acumulado ao longo dos anos e deve ser sacado logo após aposentadoria.
Mas mesmo ao se aposentar o trabalhador pode ter direito a realizar o saque antecipadamente. São casos considerados especiais pelo Ministério do Trabalho, como idosos, portadores de doenças crônicas, invalidez e outros casos analisados diretamente por um juiz.

Qual o prazo máximo para sacar o PIS 2017?

O saque do PIS 2017 pode ser feito a qualquer momento desde que o trabalhador esteja apto a recebê-lo. No momento da aposentadoria ou nos casos especiais, os valores já ficam disponíveis e pode ser sacado.
Não existe um prazo máximo para o saque do PIS ficar disponível. O trabalhador pode fazer no quando houver necessidade. Afinal, ele realizou na sua contribuição ao longo de diversos anos seguidos e não vai perder esse direito porque trabalhou por ele.
A mesma regra vale para o saque do PIS de falecido. A família pode entrar com ação para receber o alvará de um juiz autorizando saque e entrar com o processo em uma agência bancária da Caixa Econômica Federal.

Qual o prazo para sacar o abono salarial?

Já o abono salarial possui um prazo um pouco mais curso. Ele deve ser sacado no ano seguinte ao ano base. Se você trabalhou ao menos 30 dias no de 2017, possui até o final de 2018 para realizar o saque do abono.
E o que acontece se o abono salarial não for sacado? Infelizmente esse valor não é cumulativo. O depósito será enviado de volta para o fundo de amparo ao trabalhador para ser usada em projetos sociais e outras finalidades do Governo Federal.


Não é possível requisitar posteriormente o pagamento do abono salarial. Apenas em casos extremos de um juiz pode determinar o saque do valor retroativamente. Mas vale informar de antemão que são casos extremamente raros. São situações costumeiramente relacionadas a impossibilidade do trabalhador de comparecer a uma agência bancária na data determinada.

Qual a diferença entre PIS 2017 e PASEP?

PIS significa Programa de Integração Social. Pasep quer dizer Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Ambos são fundo de amparo ao trabalhador de contribuição mensal pelo empregador e com as mesmas regras tanto para saque como para consulta.
A diferença é que o PIS é para empregado de empresa privada e o PASEP voltado para o servidor público, funcionário de empresa pública.

You Might Also Like

0 comentários