Entenda a Importância do Imposto de Renda!

11:18

Todos os anos pessoas físicas e jurídicas compartilham uma obrigação em comum: a declaração do Imposto de Renda(IR). Organizada pela Receita Federal, ela é de suma importância para arrecadação de verba em âmbito federal. Saiba mais!


Por que precisamos declarar o imposto de renda?

Esta uma pergunta que com certeza milhões de brasileiros já se fizeram. Afinal, pagamos imposto todos os dias em prestações de serviço, ao comprar produtos nacionais ou importados e até mesmo ao realizar obras em casa. Por que ainda pagar mais?
A declaração Imposto de Renda 2017 é uma das fontes mais importantes de arrecadação de recursos do Governo Federal. É a famosa fatia do leão que o Governo tem direito tanto no Brasil como em outros países. A verba utilizada em projetos sociais, construções e obras públicas dos mais diversos tipos.


Os dados enviados anualmente à Receita Federal também servem de medidor social e econômico. São usados para análise do poder econômico do brasileiro, como anda a situação financeira da maioria e como ações sociais podem ajudar.

Em que a Declaração do Imposto de Renda pode ajudar o contribuinte?

Pouca gente sabe mas a declaração do imposto de de renda também serve como comprovante de renda para solicitar empréstimos e financiamentos. Também pode para o serviço comprovação para demonstrar o poder aquisitivo no caso de uma compra de um bem.

Declarar o imposto de renda é bom para o contribuinte também

E para quem acha que é perda de tempo realizar o preenchimento do formulário declaração da Receita Federal(bem verdade não é dos mais curtos), vale lembrar que você pode receber dinheiro de volta também.
Muitos brasileiros necessitam pagar imposto após a declaração, mas muitos também podem receber algum valor de volta. São os gastos não tributáveis, a serem deduzidos dos ganhos e por isso há a restituição do IR.
Na declaração deve constar todos os ganhos tanto provindos de salário, como de venda de algum bem (imóvel e carro, por exemplo). Os gastos com dependentes terceiros do tipo fixo (constantes) como educação e saúde são abatidos do pagamento do imposto. O brasileiro pode então deixar de pagar e ter um valor a receber ao longo dos lotes distribuídos.

Quem deve declarar imposto de renda?

Todos os portadores de um Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) devem realizar o preenchimento do formulário. Mesmo que não possua renda também deve fazer o envio da declaração como isento.

Não é necessário pagar para preencher o formulário. Basta entrar no site da Receita Federal, fazer o download do programa ReceitaNet, preencher e enviar um documento.
Não declarar imposto de renda é considerado sonegação de impostos, um crime previsto em lei. As penalidades vão de pagamento de multa por atraso até prisão por crime de sonegação fiscal.
Omitir informações também é considerado crime de sonegação fiscal. Não colocar todos os seus rendimentos e nem todos os gastos é considerado crime para Receita Federal. Os dados serão todos verificados por meio de cruzamento de informações com outros declarantes empresas. Em caso de qualquer erro no formulário o declarante será informado sobre sua pendência para mais esclarecimentos.

You Might Also Like

0 comentários